Prof. Dr. Victor Hugo Alves Okazaki

"...seja a vossa equidade notoria a todos. Perto esta o Senhor". Fl 4.5

Orientação para Iniciação Científica

    A orientação para Iniciação Científica é aberta para alunos de graduação em universidades da região metropolitana de Londrina. Contudo, é exclusiva a áreas afins ao Comportamento Motor e à Biomecânica. Nosso principal objetivo é formar academicamete profissionais com interesse em atuar no ensino superior e pós-graduação como docentes e pesquisadores.

          É recomendado que os interessados comecem a freqüentar as reuniões do grupo que acontece, normalmente, nas segundas-feiras no período vespertino (das 14h às 17h) na sala 918 (às vezes a reunião ocorre no laboratório GEPEDAM ao invés da sala).

         Os interessados devem dedicar pelo menos um período de 4 horas semanais presenciais no laboratório e entre 16-20 horas de estudo não-presencial. Este período de dedicação é destinado à condução do projeto de pesquisa, complementação na formação acadêmica e recebimento de orientação.

         Maiores informações sobre as linhas de pesquisa do prof. Dr. Victor H. A. Okazaki pode ser encontrada no link PESQUISA deste site.  Informações sobre as linhas de pesquisa das professoras Dra. Inara Marques e Ms. Josiane M. Papst, e do prof. Dr. Ernani X. Filho podem ser encontradas na página do laboratório GEPEDAM: http://www2.uel.br/grupo-pesquisa/gepedam/

      Em caso de dúvidas, entrar em contato por email com o prof. Dr. Victor H. A. Okazaki (vhaokazaki@gmail.com).

 

Início 

Orientação para Graduação

      A orientação para monografias de graduação é exclusiva para alunos da Universidade Estadual de Londrina nos cursos de Bacharelado em Educação Física, Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Esporte.

      Para obter orientação em sua monografia de graduação siga as seguintes instruções:


1. Verifique se sua proposta de tema para monografia é coerente com as linhas de pesquisa e área de conhecimento desenvolvida nas pesquisas do possível futuro orientador.

2. Faça uma busca de referências e realize leituras sobre o tema para identificar uma lacuna na literatura ou problema de pesquisa para desenvolvimento do trabalho.

3. Verifique se há instrumentação necessária para o desenvolvimento de sua proposta de monografia.

4. Monte um pequeno projeto com título provisório, introdução, métodos e cronograma.

5. Procure entrar em contato com pelo menos 9 meses antes do prazo final para a entrega da monografia.

    Em caso de irresponsabilidade em atender os prazos e correções fornecidas, baixa qualidade no trabalho de mongrafia, pouca dedicação à monografia, etc., as orientações poderão ser interrompidas. Assim, apenas busque orientação caso deseje realizar um trabalho sério, em que seja possível gerar futuras publicações em períodicos de pesquisa.

 

Início 

Orientação para Especialização

  

     Para obter orientação em sua monografia de Especialiação siga as seguintes instruções:

 

1. Verifique se sua proposta de tema para monografia é coerente com as linhas de pesquisa e área de conhecimento desenvolvida nas pesquisas do possível futuro orientador.

2. Faça uma busca de referências e realize leituras sobre o tema para identificar uma lacuna na literatura ou problema de pesquisa para desenvolvimento do trabalho.

3. Verifique se há instrumentação necessária para o desenvolvimento de sua proposta de monografia.

4. Monte um pequeno projeto com título provisório, introdução, métodos e cronograma.

5. Procure entrar em contato com pelo menos 9 meses antes do prazo final para a entrega da monografia. 

    Em caso de irresponsabilidade em atender os prazos e correções fornecidas, baixa qualidade no trabalho de mongrafia, pouca dedicação à monografia, etc., as orientações poderão ser interrompidas. Assim, apenas busque orientação caso deseje realizar um trabalho sério, em que seja possível gerar futuras publicações em períodicos de pesquisa. 

 

Início 

Orientação para Mestrado & Doutorado

    

      Para o Mestrado e o Doutorado, além da proposta de projeto, o aluno deverá se atentar para os critérios do processo de seleção específicos do Programa de Pós-Graduação.

 

     Clique na palavara "Orientação para Mestrado/Doutorado" para ser redirecionado ao link com informações sobre proceder para ingressar no mestrado sob a supervisão do prof. Dr. Victor H. A. Okazaki.

     "ORIENTAÇÃO PARA MESTRADO/DOUTORADO"

 

Início 

Orientações em Andamento

Mestrado - UEL/UEM

 

1. FAQUIN, Bruno S. Efeito da atenção sobre a preferência manual, o desempenho e o aprendizado na tarefa de seqüenciamento de toque de dedos. 2010-2012. Universidade Estadual de Londrina.


Currículo Lattes

 

2. GUIDOTTI, Flávio Jr. Controle Postural e Intervenção Motora. 2011-2013. Universidade Estdual de Londrina.   

Currículo Lattes



 
3. CANDIDO, C.R.C. Controle Postural em Idosos: Efeito Agudo do Exercício e do Repouso Sobre o Equilíbrio. 2011-2013. Universidade Estadual de Londrina. 
 

Currículo Lattes

     

 
4. OLIVEIRA, Tatiane F. Controle Postural em Gestantes. 2012-2014. Universidade Estdual de Londrina. 
 

Currículo Lattes

     

 

Programa de Desenvolvimento de Ensino - PDE

 

1. NEVES, Clarice D. V. Badminton como conteúdo da educação física escolar / Efeito da prática do badminton sobre o desenvolvimento motor em escolares. 2010-2011.

 

 
2. LIMA, Air I. Xadrez na Escola / Tecnologia e Educação Física. 2011-2013. Universidade Estdual de Londrina. 2011-
2012.

   

 

Início 



Orientações Concluídas

Monografia de Aperfeiçoamento/Especialização 

 

 

 

1. Pereira, C.F. Efeito da aprendizagem no controle de movimentos rápidos e precisos. 2008. Universidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

2. Carvalho, V. O efeito da interferência contextual na aprendizagem de habilidades da Ginástica Artística. 2008. Universidade de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

3. Faquin, B.S. Efeito da atenção sobre a preferência manual, o desempenho e o aprendizado na tarefa de seqüenciamento de toque de dedos. 2009. Universidade de São Paulo.

  

 

 

 

 

 

4. Candido, C.R.C. Efeito da atenção sobre a preferência e a assimetria lateral no aprendizado da tarefa de rastreamento. 2009. Universidade de São Paulo.

 

  

 

5. Dantas, D.R.F. Efeito do foco de atenção sobre o desempenho de habilidades motoras esportivas. 2009. Universidade de São Paulo.

 

 

 

   


6. Fiuza, C.R. Efeito da mudança de direção sobre a lei de Fitts na tarefa de traçar linhas. 2009. Universidade de São Paulo.

  

 

 

 

7. Linhares, R.R.C. Interferência contextual em tarefa de contornar figuras geométricas. 2009. Universidade de São Paulo.




 

 
8. Dias, J. A. B. S. Efeitos das Atividades Aquáticas no Desenvolvimento Motor de Bebês. 2009. Universidade Federal do Paraná.

 

 

 
9. Lafasse, R.  Efeito da velocidade sobre a precisão em diferentes escalas musicais utilizando em violão. 2009. Universidade de São Paulo.




 

 

10. Dias, J. A. B. S. O Desenvolvimento da Locomoção aquática em bebês de 6 a 18 meses. 2009. Universidade de São Paulo. 

 

 



11. Marim, E. A. Inventário de Preferência Lateral Global - IPLAG. 2009. Universidade de São Paulo.

 

 

 

Iniciação Científica - UEL

 

 

1. BRAGANHOLO, Willian. Efeito da Interferência Contextual em Tarefas de Restrição Espacial Simuladas em Computador. Aluno do curso de Licenciatura em Educação Física (CEFE-UEL).


Currículo Lattes 

 

2. OLIVEIRA, Tatiane. F. Instrumentação em Comportamento Motor.Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física (CEFE-UEL).


Currículo Lattes 



3. MATHIAS, Kelyn R. M. Relação Velociade-Precião em Tarefas Motoras Complexas. Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física (CEFE-UEL).


Currículo Lattes 
 

4. SEREZA, Fernando A. V. Pré-programação, Programação e Reprogramação no Controle de Tarefas Interceptativas. Aluno do curso de Licenciatura em Educação Física (CEFE-UEL).



Currículo Lattes  

 

 

Monografia de Graduação

 

1. BRAGANHOLO, Willian. Efeito da Interferência Contextual em Tarefas de Restrição Espacial Simuladas em Computador. TCC apresentado para o curso de Licenciatura em Educação Física (CEFE-UEL). 2010.


Currículo Lattes 

 

 

2. DIAS, Helena F. Efeito da Experiência Motora Específica e da Idade Sobre a Lateralidade em Escolares. TCC apresentado para o curso de Licenciatura em Educação Física (CEFE-UEL). 2010.

Currículo Lattes 

 
3. MORAES, Giane F. G. O Efeito da Prescrição de Cadeira de Rodas de Basquetebol Sobre o Desempenho Esportivo de Praticantes da Modalidade. TCC apresentado para o curso de Licenciatura em Educação Física (CEFE-UEL). 2010. 

  

Início 

 

  1. ANDREAN, Paulo C. Efeito da Prática Assimétrica Sobre a Direção da Transferência Interlateral de Aprendizado. Aluno do curso de Licenciatura em Educação Física. Universidade Estadual de Londrina. 2011.

 

 

2. OLIVEIRA, Tatiane. F. Controle Postural em Populações Especiais. Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física (CEFE-UEL).



Currículo Lattes 



3. MATHIAS, Kelyn R. M. Controle Postural em Idosos. Aluna do curso de Bacharelado em Educação Física (CEFE-UEL).



Currículo Lattes 

 


                                           http://okazaki.webs.com

 

Para voltar ao início clique na figura.

Devocional...

"Quanto maior você for, tanto mais se deve abaixar para encontrar graça diante do Senhor."

Eclesiastes 3.18

Cursos & Eventos

Especializacao em Aprendizagem Motora - USP

Disciplinas oferecidas inteiramente a distancia. Confira e garanta sua vaga!!!

http://okazaki.webs.com/especializaousp.htm